Fala galera! Beleza? Hoje no blog a gente vai tratar de um assunto um pouco mais polêmico, mas sempre de forma informativa: A Caça. Lembrando que nos colocamos sempre à disposição para tirar quaisquer dúvidas que você possa ter. Vamos lá?
A caça de animais é sempre um assunto controverso, pois sempre envolve a ética, a legislação, órgãos governamentais e também o respeito ao meio ambiente. Mas nem tudo que envolve a caça é somente pura maldade: a caça também é usada para controle populacional.
Quando um animal é inserido artificialmente em um ecossistema específico, porém não é natural dele, ele pode causar um desequilíbrio. O habitat não é o seu natural e não está pronto para recebê-lo ali. O animal não terá predadores naturais, o que causará um aumento rápido e desequilibrado da população desse animal. Também não terá uma presa específica, podendo se alimentar de animais ou plantas que estão em extinção ou que poderão entrar devido a esse desequilíbrio.
Esse desequilíbrio ambiental é altamente preocupante e podemos citar diversos exemplos de países que liberaram a caça para controle populacional. Inclusive podemos citar exemplos até mesmo no Brasil, onde a caça é proibida e o porte de arma regulado.
Nos Estados Unidos, para ser um caçador, você precisa de licença para caça. Existem temporadas específicas para tal atividade e em locais específicos. O principal alvo são os cervos, que tem um crescimento desenfreado, causam acidentes de trânsito e transmitem a doença de Lyme.
Na Argentina, nossos vizinhos, existem cerca de 25 espécies de animais liberados para abate. Anualmente, cerca de 250.000 pessoas, incluindo estrangeiros, movimentam a caça no país. Essa atividade ajuda na preservação da fauna e flora local, pois todas as espécies liberadas para caça foram inseridas por europeus no habitat, causando anos de desequilíbrio.
No Brasil, o abate do Javali-europeu foi liberado em 2013, com autorização do IBAMA, tendo foco no sul do país. Há relatos de grupos de javalis destruindo lavouras, atacando animais domésticos e até se reproduzindo com as fêmeas suínas das criações, nascendo assim os “Javaporcos”. Como ele foi inserido por europeus, não existe um predador natural. Assim, ameaça toda a fauna e flora do país, crescendo desenfreadamente.
Nós, da VentureShop, sempre aconselhamos nossos clientes e amigos a praticarem todos os esportes com ética e responsabilidade. Sempre siga a regulamentação da sua região e nunca use seus equipamentos contra animais silvestres da fauna natural.
E aí? Gostou do nosso post de hoje? Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, deixa pra gente nos comentários. Até a próxima!
O post A Caça Como Controle Populacional de Animais apareceu primeiro em Blog VentureShop.