Fala galera, beleza? Hoje nós vamos dar outra voltinha na história pra falar desse confronto épico ocorrido em meados do século passado: a guerra do vietnã e a rivalidade entre M16 e AK-47. Vamos lá?
O resultado dessa guerra vocês provavelmente devem saber. Incrivelmente, a potência americana saiu derrotada, mesmo tendo investido muito dinheiro em armamento e enviado para o oriente cerca de 2,5 milhões de soldados.
O que a gente pode analisar dessa trágica e surpreendente guerra é o armamento utilizado por eles. O exército americano pousou equipada majoritariamente com o Rifle M16. Enquanto isso, os Viet Congs e o Exército Popular Vietnamita utilizaram a AK-47, patrocinados pelo Russos.
Depois da guerra, a AK-47 se consagrou e se tornou um clássico. Hoje muito adorada, é conhecida até por quem não gosta de armas. Você sabe por que?
A M16 era incrivelmente potente e tinha um desempenho melhor que a AK-47, porém, apresentava severos problemas de entupimento no sistema de gás. E tinha outro agravante: o ambiente. A guerra do Vietnã aconteceu em pântanos, ambientes úmidos e muito adversos. A M16, quando em contato com a água e a umidade, enferrujava internamente. Isso acontecia pois a placa da M16 tinha pouca carga de Cromo, e isso era muito preocupante pois o Cromo na composição evitava problemas severos. Uma vez a corrosão presente na placa, se espalhava pela câmara e o resultado era irreparável.
Esses problemas da M16 foram rapidamente corrigidos pelos modernos engenheiros americanos, mas o estrago já estava feito. O exército americano que estava em campo aberto passou a confiar menos em suas armas e uma batalha já fora perdida ali.
Já com a AK-47 era o oposto. Era um Rifle incrivelmente barato e de fácil produção, era imune à imprevistos, imune à climas úmidos e poderia até ser mergulhada na lama que ainda seria capaz de funcionar em sua potência máxima. Em contrapartida, era uma arma “pesada”, lenta e desconfortável. Exigia muita força física e esforço em seu manuseio.
Desse confronto a AK-47 saiu vitoriosa, com a moral bem alta. A M16 por outro lado tem sua reputação manchada até hoje por esse deslize, mesmo já tendo sido corrigido.
O tempo passou e ambas evoluíram. Depois da AK-47, veio a modernizada AKM e a AK-74. Depois do M16, veio o moderno e potente M4A1 e suas variações.
E aí? Gostou da nossa curiosidade de hoje? Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, deixa pra gente nos comentários. Até a próxima!
O post Contexto Histórico: M16 x AK-47 apareceu primeiro em Blog VentureShop.